Enfermeiros salvam vidas em locais inusitados e viram notícia

Enfermeiros salvam vidas em locais inusitados e viram notícia

A pessoa certa, no momento exato, pode ser o grande diferencial na hora de salvar uma vida. Cotidiano que, frequentemente, enfermeiros socorristas, médicos e profissionais de saúde de modo geral, enfrentam em emergências quase que diariamente.

Em julho de 2019, o enfermeiro, Jefferson Caproni, prestou os primeiros socorros a um idoso, de 68 anos, que sofreu uma parada cardiorrespiratória durante um voo para João Pessoa (PB). Com o auxílio da equipe de comissários, ele realizou uma manobra cardíaca para salvar a vida do passageiro.

Após o procedimento de emergência, realizado pelo enfermeiro, a aeronave pousou para encaminhar o idoso ao hospital. “Foi surpreendente e desafiante, mesmo com pouco recurso fizemos algo que realizamos todos os dias. Salvamos a vida de alguém”, disse ele, em entrevista ao site do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Outro caso que repercutiu na mídia, aconteceu com o enfermeiro, Ulysses Maria Pereira da Silva, enquanto ele aproveitava uma folga no clube Ecoporanga, localizado no Noroeste do Espírito Santo. Na ocasião, o profissional de enfermagem salvou a vida da pré-adolescente, Graziela Vitória Santos, de 12 anos, que se afogava na piscina.

"Eu estava com meu filho, a caminho do tobogã, quando uma criança de uns seis anos disse que uma menina estava se afogando. Naquela hora, eu fui para a água e, junto com outras crianças, tirei ela de lá. Ela estava inconsciente, com aparência roxeada. O coração dela não estava batendo", relembra o enfermeiro, em entrevista ao jornal A Gazeta.

Ele conta que realizou os procedimentos de primeiros socorros e conseguiu que a menina reagisse. "Fiz massagem cardiopulmonar e respiração boca-a-boca. Cerca de três minutos depois, ela reagiu", explica.

Há dois anos, a enfermeira e socorrista, Bruna Busnardo, presta um excelente serviço em suas redes sociais sobre primeiros socorros. Em conteúdos postados na sua página, intitulada Mamãe Socorrista, no Instagram, ela multiplica o conhecimento sobre salvar vidas.

"São vídeos de todo tipo. Para ajudar gestantes, mães de primeira viagem, adultos e idosos. São vídeos rápidos, algo em torno de um minuto, onde procuro ser objetiva", conta ela, em entrevista publicada no site O Liberal.

A enfermeira exemplifica ao falar sobre a Manobra de Heimlich, em que aplicar a técnica em alguém que está se engasgando, tem sucesso em 90% das situações. "Quero que as pessoas vejam que prestar os primeiros socorros não é tão difícil como elas pensam. Quero que saibam que são capazes", destaca.

Outros casos de repercussão na mídia

Recentemente, o senador Otto Alencar (PSD-BA), que também é médico ortopedista, virou notícia em diversos sites ao socorrer dois colegas políticos.

Em setembro de 2019, o médico socorreu o senador, Cid Gomes (PDT-CE). Atualmente licenciado, ele passou mal enquanto lia seu relatório na tumultuada sessão do plenário. Imediatamente, Alencar correu até a tribuna, ergueu as pernas do colega e as apoiou sobre seus próprios ombros, para que o sangue dos membros inferiores fosse para a cabeça. O pronto atendimento salvou a vida do político, que estava tendo uma síncope vasovagal, que causa mudança abrupta de pressão.

Já em 19 de novembro do mesmo ano, o senador, Jorge Kajuru (Cidadania-GO), teve uma convulsão no plenário. O político também foi socorrido por Alencar. "Ele ficava se debatendo todo, o olho virou. Quando vi, corri, meti a mão na boca. Botei o lenço para a língua dele não obstruir a traqueia e ele voltar a respirar", explica o ortopedista, em entrevista ao jornal Folha S. Paulo.

De acordo com o senador, profissionais que trabalham com primeiros socorros são muito rápidos nesses casos. "Quem trabalha em pronto-socorro, quando acontece um problema, é quase automático, você vai para salvar", afirma Alencar, que deixou a medicina em 2004, devido à política.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias de enfermagem diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Redes Sociais

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados)

WhatApp (62) 9106-8783 (acesse aqui)

 

 

Endereço

Escritório - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro

CEP: 75.024-020, Anápolis - GO.

Escritório - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 911, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Escritório - Rio Grande do Norte

Rua Dr. Poty Nóbrega, 1946 - Edifício Internacional Trade Center, Sala 506.

CEP: 59056-180, Lagoa Nova, Natal - RN.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas