Pandemia: cresce 397% número de vagas para enfermeiros

Pandemia: cresce 397% número de vagas para enfermeiros

Em meio ao surto ocasionado pelo novo coronavírus (Covid-19), muitas ofertas de trabalho estão surgindo na área da saúde no Brasil. Segundo pesquisa divulgada pelo site de empregos Catho, em março de 2020, houve um aumento de 397% no número de vagas para enfermeiros, se comparado ao mesmo período de 2019. O levantamento foi divulgado por meio da BBC News.

Além das vagas para enfermeiros, as oportunidades para profissionais com especialização são ainda maiores. Para enfermeiro de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por exemplo, o crescimento foi de 718% se comparado ao mesmo período. Houve também um aumento na demanda por técnicos de enfermagem, chegando a ser 708% a mais no terceiro mês deste ano.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Apenas no início de abril de 2020, já foram divulgadas mais de 800 vagas para contratações temporárias na área da saúde pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte; 270 pela prefeitura de Porto Velho; entre outras.

De acordo com informação do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), de 11 a 31 de março deste ano, houve um volume 49% maior nos pedidos de inscrição no órgão, se comparado com o mesmo período de 2019. A porcentagem representa um aumento de 4.242 para 6.316.

Para a presidente do Coren-SP, Renata Pietro, essa projeção já era esperada, em virtude do cenário ocasionado pela pandemia, pois, a representante explica que os profissionais de enfermagem compõem cerca de 70% da força de trabalho da saúde no Brasil.

"Precisamos de mais gente no mercado, e um cenário como esse (da pandemia) é uma oportunidade de fazer esse ajuste. A pandemia também pode contribuir ao dar aos recém-formados uma primeira oportunidade, pois, muitos contratantes não estão nem perguntando se o candidato tem experiência”, ressalta ela, em entrevista publicada no portal da BBC.

Empregos x riscos

Em contrapartida, se por um lado há um aumento no número de vagas para os enfermeiros em todo o Brasil, muitas entidades de classe se mostram preocupadas com os riscos aos quais esses profissionais estão expostos, já que são linha de frente no combate à pandemia.

Nesse sentido, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lançou, em 27 de março, uma cartilha com orientação sobre a colocação e retirada dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

“Tão importante quanto a disponibilidade dos EPIs é o uso correto de cada equipamento. Esta cartilha se soma aos esforços de capacitação e orientação das equipes de Enfermagem para uma maior segurança dos serviços e dos profissionais”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri, por meio do site do órgão.

A cartilha conta com orientações sobre manuseio e uso do avental ou capote, máscara cirúrgica, máscara de proteção respiratória, óculos de proteção ou protetor facial, gorro ou toca, e luvas. As recomendações foram elaboradas pelo Comitê Gestor da Crise do órgão, com base em normativas técnicas. Segundo a entidade, o documento busca direcionar o uso correto dos equipamentos e esclarecer dúvidas (veja aqui).

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias de enfermagem diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do PGE é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo da enfermagem. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O PGE é o principal responsável pela especialização de enfermagem no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Redes Sociais

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados)

WhatApp (62) 9106-8783 (acesse aqui)

 

 

Endereço

Escritório - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro

CEP: 75.024-020, Anápolis - GO.

Escritório - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 911, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Escritório - Rio Grande do Norte

Rua Dr. Poty Nóbrega, 1946 - Edifício Internacional Trade Center, Sala 506.

CEP: 59056-180, Lagoa Nova, Natal - RN.

Fale conosco

Botão Pós Graduação Responsivo

Agenda de Cursos - Inscrições Abertas